PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DO TURISMO: horizonte 2013-2015
A ANOMT destaca:
“g) DESENVOLVER O TURISMO NÁUTICO nos segmentos da náutica de recreio e do surfing, qualificando as infraestruturas para responder a uma procura crescente e dinamizando as atividades conexas.
O turismo náutico, muito suscetível às oscilações económicas, estagnou, sobretudo ao nível da náutica de recreio. Registou um crescimento anual de 0,5% nos últimos 5 anos, valor inferior aos 9% verificados entre 2000 e 2005, estimando-se um crescimento futuro de 3% a 4% ao ano.
Os principais mercados emissores de turismo náutico a nível europeu são a Alemanha,
Escandinávia, Reino Unido, Holanda, França, Rússia, Itália e Áustria (84% do mercado europeu).
Sendo Espanha, França, Reino Unido e Irlanda os principais destinos concorrentes de Portugal foram identificados os seguintes fatores de competitividade de Portugal para este produto:
I) Linha de costa com especial interesse, em função da diversidade e valor natural, paisagístico e cultural;
II) Marinas e portos de recreio de qualidade, em particular no Algarve;
III) Ericeira, enquanto 2.ª reserva mundial de surf;
IV) Peniche, palco de um dos mais importantes eventos de surf do mundo;
IV) Nazaré, com record mundial de ondas grandes (tow-in);
V) O Guincho, com excelente conjunto de vento e ondas para a prática do kitesurf;
VI) A baía de Cascais e a de Lagos, com uns dos melhores campos de regata do mundo;
VII) Condições naturais para a prática de mergulho nos Açores.”
Publicado por: António Lemos (presidente da direcção)
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